Menu

Equipe Associada

Angelica Beate Winter Boldt

Professora e Pesquisadora em Genética

Professora do departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2013 e bolsista produtividade de pesquisa PQ2 desde 2018, credenciada nos programas de pós-graduação em Genética UFPR (2013), Medicina Interna UFPR (2023) e Ciências Farmacêuticas UNICENTRO (2022). Coordenadora de projetos genético-epidemiológicos que objetivam aplicar princípios da Medicina 4P (personalizada, preventiva, preditiva e participativa) para prevenção de doenças complexas, de etiologia multifatorial. Dentres estas, destacam-se a síndrome metabólica, doenças infecciosas negligenciadas (hanseníase, Chagas, malária), virais (Covid19, HCV, HBV, HIV), doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson), câncer (CBC, melanoma, mama), saúde mental (ansiedade e depressão) e autoimunidades (doença celíaca, artrite reumatoide, pênfigo). São eles: projeto Mennogen (com a população menonita latino-americana PRPPG-FUNPAR); projeto MedEpiGen do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), com amostras coletadas junto a UEPG, UEM, UNICENTRO, UNIOESTE e UENP; e projeto MicroBioGen com a UEPG, para análise dos perfis metagenômicos de microbiota intestinal (CNPq/ EBSERH). Também é coordenadora científica do projeto Genomas Paraná, este vinculado ao Núcleo de Arranjo, Pesquisa e Inovação (NAPI) Genômica da Fundação Araucária; e coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq em Epigenética e Genética Epidemiológica, com colaboradores nas universidades de Tübingen, Lübeck, Mainz e Oldenburg (Alemanha). Também é casada há mais de 25 anos e mãe de três filhos (maravilhosos!), licenciada em Ciências Biológicas (1994) e mestre em Genética (2000) pela UFPR, doutora em Genética Humana pela Universidade de Tübingen, Alemanha (2006), post-doc no Laboratório de Imunopatologia Molecular/ HC-UFPR de 2007 ao início de 2013. Por meio de análises (epi)genômicas e epidemiológicas nos projetos supracitados, pretende-se identificar novos alvos terapêuticos e variantes (epi)genéticas moduladoras da predisposição a doenças, de modo a orientar e trazer prevenção a famílias e comunidades afetadas.

Lattes ResearchGate ORCID LOOP
LGMH UFPR ciência
Eduardo Delabio Auer

Bioinformata

Bacharel em Biomedicina pela Universidade Positivo (2016). Mestre (UFPR – 2019) e Doutor (UFPR – 2023) em Genética pela Universidade Federal do Paraná. Durante o mestrado, eu atuei na pesquisa da área imunogenética, mais especificamente, estudei influência dos genes KIR e seus ligantes HLA desfechos da infecção pelo vírus da Hepatite B em pacientes do Vietnã. Por fim, durante o meu doutorado, eu realizei um estudo epidemiológico-genético de doenças reumáticas autoimunes (Artrite Reumatoide e Lúpus Eritematoso Sistêmico) e da Anomalia de Pelger-Huët na população menonita brasileira. Atualmente, eu trabalho como bolsista extensionista em bioinformática nos projetos Mennogen e MedEpiGen. O que mais me interessa na Genética? A pesquisa.

Lattes LinkedIn ResearchGate ORCID
menonitas síndrome metabólica hepatite b doenças autoimunes
Karoliny Crotti Gomes Ferreira

Mestranda em Ciências Farmacêuticas – UNICENTRO

Biomédica pelo Centro Universitário Campo Real (2022). Atuou durante um ano como apoio técnico no Programa Genomas Paraná, no Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNICENTRO, vinculada ao Programa Genomas Paraná, para estudo de marcadores genéticos associados a síndrome metabólica. O que mais me interessa na Genética? Estudar marcadores genéticos.

Lattes
síndrome metabólica mestrado Programa Genomas Paraná
Henrique Alexsander Ferreira Neves

Coordenação de Extensão

Sou Henrique Alexsander Ferreira Neves, estudante de Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde 2020, integro o Projeto MedEpiGen, onde atuo como coordenador de extensão, liderando iniciativas de divulgação científica e representando o projeto em eventos como o SIEPE. Fui aluno de Iniciação Científica (IC) e participei do programa PVA (Programa de Voluntariado Acadêmico), acumulando experiências valiosas em pesquisa e inovação. No MedEpiGen, organizei as páginas de divulgação e contribuí para ampliar o impacto do projeto na compreensão da epigenética na saúde pública. Com mais de 20 publicações internacionais, também sou mentor e embaixador do Meta-Analysis Academy, onde ofereço treinamentos em revisões sistemáticas e meta-análises. Minha paixão pela Medicina guia meu compromisso com a pesquisa e a transformação social. O que mais me interessa na Genética é a predição da suscetibilidade a doenças e a prevenção dessas condições. Acredito que entender os fatores genéticos que influenciam o desenvolvimento de enfermidades pode revolucionar a prática médica, permitindo intervenções mais precisas e personalizadas. Além disso, a possibilidade de identificar riscos antes mesmo de uma manifestação clínica oferece uma oportunidade única de atuar na manutenção da saúde, promovendo estratégias preventivas e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Lattes Scholar
epigenética cardiologia revisões sistemáticas meta-análise pesquisa científica extensão universitária divulgação científica medicina de precisão
Camila Evangelista Costa

Mestranda em Genética

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), desenvolvo atualmente minha pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com foco em epigenética e expressão gênica influenciada pela dieta, em modelo murino. Além disso, estou finalizando minha licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPR, onde defendi um TCC voltado à criação de um jogo didático sobre herança poligênica e doenças metabólicas (Genética, Digestão e Saúde: Ser saudável também é gostoso!). Tive a oportunidade de atuar como bolsista no Laboratório de Genética Molecular da UFPR, participando dos projetos MennoGen e MedEpiGen. O que mais me interessa na Genética? Nutrigenômica e nutrigenética.

Lattes ORCID
Mestrado Pesquisa Obesidade High Fat Diet
Milena Magalhães de Oliveira

PVA

Acadêmica de medicina, atualmente no 7° período, contribui no projeto MedEpiGen e está envolvida com a frente de estudos relacionada à microbiota intestinal. O que mais me interessa na Genética? Predição da suscetibilidade a doenças.

Lattes
Síndrome metabólica Microbiota
Elisa Klug Hansen

Mestranda em Genética

Médica pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná; Durante a graduação se envolveu em diversos projetos de promoção à saúde como por exemplo palhaçoterapia, campanhas sobre doenças crônicas como Diabetes tipo 2 e Hipertensão Arterial Sistêmica, projetos com combate a fakenews além de outros mais. Por um período de tempo, fez estágio prático em oncogenética no Hospital Erasto Gaertner e também participou da Liga de Medicina Intensiva do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie como diretora científica. Com gosto por ensinar e pesquisar, foi monitora de Embriologia geral, tem alguns poucos artigos publicados na área de oncologia e atualmente está realizando Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Genética da UFPR. O que mais me interessa na Genética? Prevenção de doenças por meio do aconselhamento genético.

Lattes
biópsia líquida câncer de colo uterino
Isadora Cazet Simonetti do Pillar

Estudante de Psicologia, extensionista em Genética

Estudante de Psicologia da Universidade Federal do Paraná desde 2022, atualmente cursando o 6º período. É bolsista CNPq do projeto “MedEpiGen 4P na Infância: Medicina Preventiva, Personalizada, Preditiva e Participativa”; relativo à detecção precoce de stress crônico em crianças. Atua em pesquisas na área de Avaliação Psicológica, envolvendo pessoas bolivianas, menonitas e refugiados latino-hispânicos. É membro ligante da Liga Acadêmica de Neuropsicologia UFPR (2023 – atualidade). O que mais me interessa na Genética? Correlações genéticas com questões psicossociais.

Lattes
Avaliação psicológica extensão menonitas crianças
William Martins

Apoio Técnico Focal Experimentação

Graduado no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2024). Atuação como Iniciação Tecnológica Industrial – ITI – A, de fevereiro de 2021 a agosto de 2024, em monitoramento epidemiológico do SARS-CoV-2 em estações de tratamento de esgoto (ETE) em Curitiba – PR, junto a Rede Paranaense de Coleções Microbiológicas, além de identificação de outros patógenos de interesse clínico circulantes em águas residuais. Bolsista do projeto MedEpiGen 4P na Infância: Medicina Preventiva, Personalizada, Preditiva e Participativa, como Apoio Técnico Focal Experimentação. Possuo experiência em biologia molecular, microbiologia e genética. O que mais me interessa na Genética? Desenvolvimento de tecnologias.

Lattes Linked In
Experimentação pesquisa técnica
Fernanda Vitório da Silva

Doutoranda em Genética

Licenciada em Biologia e Bacharela em Ciências Biológicas – Biodiversidade e Meio Ambiente (2020) pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Mestre em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2024) e atualmente doutoranda no mesmo programa. Desenvolve projeto de pesquisa voltado para área de polimorfismos genéticos de doenças autoimunes, síndrome metabólica e microbiota intestinal no Laboratório de Genética Molecular Humana. O que mais me interessa na Genética? Predição da suscetibilidade a doenças.

Lattes
Doença celíaca Síndrome metabólica Microbiota intestinal Predisposição Genética
Júlia Varella Jamnik

Iniciação Científica em Genética

Graduanda e Representante de Turma em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistando o 7º lugar no vestibular. Iniciação Científica em Genética: Análise de associação de variantes genéticas relacionadas a vitamina D com a síndrome metabólica. Presidente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LiASC). 3x Monitora da disciplina de Genética e Evolução (BG064) e 1x Monitora de Prática Médica Baseada em Evidências (MP324). Escreveu e publicou resumos, resumos expandidos e capítulos de livro principalmente nas áreas da epidemiologia e infectologia. O que mais me interessa na Genética? Medicina de precisão e prevenção de doenças.

Lattes ORCID Linked In
síndrome metabólica vitamina D variantes genéticas pesquisa
Maria Fernanda Carara

Extensão em Genética

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Paraná – UFPR (ingresso em 2020), iniciou os projetos com a genética a partir do seu TCC, apresentado em 2024. Após, continuou na genética e integrou o projeto MedEpigen como integrante do projeto de extensão. O que mais me interessa na Genética? Predição da suscetibilidade a doenças e tratamento de doenças.

Lattes
Menonitas extensão divulgação
Rafael Biesek Novaes

Bolsista de Extensão

Sou nascido e criado em Curitiba, filho mais novo. Desde pequeno sou apaixonado por esportes (fui atleta de voleibol) e pela medicina. Em 2019 consegui finalmente ser aprovado no vestibular e em 2020 comecei a faculdade que tanto sonhei. Na faculdade, tive a oportunidade de representar a Universidade nos Jogos Universitários do Paraná, participei de algumas outras competições e, claro, estudei muito. Já fui monitor de Saúde Baseada em Evidências, fiz Iniciação Científica e agora estou na bolsa de extensão. Tive a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos no MedEpiGen em dois congressos internacionais, um nacional e 2 regionais. O que mais me interessa na Genética? Personalizar o atendimento médico a doenças complexas e farmacogenética.

Lattes
Síndrome metabólica dislipidemias Menonitas Extensão
Luiza Beatriz Mayer de Lima

Mestranda em Medicina Interna e Ciências da Saúde

Atualmente mestranda do Programa de Medicina Interna e Ciências da Saúde (PPGMICS), com projeto titulado “Análise do Efeito Fundador em Doenças Monogênicas na População Menonita”, pertencente ao “Projeto MedEpiGen: desenho de estratégias de Medicina preventiva adaptadas ao perfil Genético-Epidemiológico da síndrome metabólica em populações do Paraná, sob orientação da Profa. Dra Angelica Beate Winter Boldt e coorientação do Prof Dr Emilton Lima Junior. Com formação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) (2023). O que mais me interessa na Genética? Predição da suscetibilidade a doenças e medicina de precisão.

Lattes ORCID
doenças monogênicas menonitas sequenciação completa do exoma medicina de precisão
Jonas G. C. dos Santos

Iniciação Científica em Genética

É acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Participou do Programa de Iniciação à Docência como monitor na disciplina de Genética e Evolução, do departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná. Participou do Programa de Iniciação à Docência como monitor na disciplina de Neuroanatomia, do departamento de Anatomia da Universidade Federal do Paraná. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica na área de Farmacogenética, junto ao departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná, no projeto MennoGen. Atualmente participa do programa de Iniciação Científica na área de Farmacogenética, junto ao departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná, no projeto MennoGen. O que mais me interessa na Genética? Farmacogenética.

Lattes ORCID
Menonitas Síndrome Metabólica Farmacogenética
Giulia Araújo

Mestranda em Genética

Sou bióloga, formada pela UFPR e, atualmente, aluna de mestrado. Em minha pesquisa, investigo variantes genéticas associadas à asma brônquica na população menonita do sul do Brasil e na população não menonita paranaense. E o propósito deste estudo é fornecer importante compreensão sobre a genética e a fisiopatologia da asma, além de gerar potenciais benefícios tanto para a ciência médica, quanto para as populações participantes em suas condições de vida e saúde. Além do mestrado, sou bolsista Especialista Nível C (CNPq) e desempenho atividades relacionadas a experimentação animal, genética molecular e extensão. O que mais me interessa na Genética? Predição da suscetibilidade a doenças e epigenética.

Lattes
imunogenética predição da suscetibilidade evolução asma
Denise Bones

Bolsista de Extensão nível B

Biomédica, pós-graduada em diagnóstico laboratorial por biologia molecular, ambas formações pelo Centro Universitário UniBrasil, e mestre em genética pela Universidade Federal do Paraná. O que mais me interessa na Genética? Ancestralidade e suscetibilidade a doenças.

Lattes
Extensão apoio técnico UFPR
Debora V. Barros

Iniciação Científica em Genética

Estudante de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Paraná. Atuou em projeto de extensão de divulgação científica em escolas municipais. Em seu segundo projeto de Iniciação Científica, estuda sobre genes relacionados à Síndrome Metabólica e sua ocorrência na população menonita brasileira e boliviana. O que mais me interessa na Genética? A influência da epigenética no comportamento e na saúde.

Lattes
Menonitas Síndrome Metabólica Iniciação Científica
Valéria Bumiller Bini Hoch

Professora Colaboradora e Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFPR

Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq com o projeto “Identificação de biomarcadores em doenças autoimunes”. Doutora em genética pela UFPR, com período sanduíche no Instituto de Dermatologia da Universidade de Lübeck (Alemanha). Bacharela e licenciada em ciências biológicas (2012-2016) e mestre em genética (2016-2018) pela UFPR. No doutorado desenvolveu o projeto: “investigação integrativa das vias de morte celular no pênfigo” no Laboratório de Genética Molecular Humana (LGMH). Em sua dissertação encontrou polimorfismos genéticos dos genes do sistema complemento associados ao PF. No trabalho de conclusão de curso desenvolveu e avaliou um material didático sobre mutações cromossômicas estruturais. O que mais me interessa na Genética? Variações genéticas associadas a fenótipos complexos.

Lattes ORCID
Doenças autoimunes suscetibilidade genética pênfigo epigenética
Flavio Reis

Iniciação Científica em Genética

Técnico em Meio Ambiente formado no Colégio Estadual Paulo Leminski no período de 2018 à 2022. Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciado em 2023 com conclusão estimada de 5 anos. Além disso, possui experiência no manejo de animais peçonhentos através Centro de Produção e Pesquisa de Imunubiológicos (CPPI) no período de fevereiro à novembro de 2022. Atualmente, encontra-se atuando em trabalho de iniciação científica no Laboratório de Genética Molecular Humana (LGMH) na UFPR. O que mais me interessa na Genética? Resolver grandes problemas a partir de estruturas pequenas, transformando o pequeno em algo grandioso.

Lattes
pesquisa UFPR variantes genéticas microbiota
Larissa Hupalo Pereira

Projeto de Voluntariado Acadêmico em Genética

Sou estudante no curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Iniciei a graduação em 2023, mesmo ano de ingresso no grupo LEGE. O que mais me interessa na Genética? Doenças autoimunes e predição da suscetibilidade a doenças.

Lattes
Menonitas medicina 4P epigenética projeto de voluntariado acadêmico
Amanda Girardi Somensi

Iniciação Científica em Genética

Acadêmica de Biomedicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com interesse nas áreas de Imunologia e Genética. Membro-fundadora da Liga Acadêmica de Imunologia Básica e Aplicada (LAIBA-UFPR) e bolsista de iniciação científica no departamento de Genética da mesma Instituição. Atualmente, desenvolve o projeto “Identificação de RNAs longos não codificantes como mecanismo intergeracional de imprinting metabólico em ratos obesos ou diabéticos tipo 2”, que busca compreender os mecanismos epigenéticos envolvidos na transmissão de condições metabólicas. O que mais me interessa na Genética? Prevenção de doenças e imunogenética.

Lattes ORCID
Síndrome metabólica experimentação animal susceptibilidade genética epigenética
Thiago Henrique Kruger

Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Genética

Aluno da graduação de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente atua no Laboratório de Genética Molecular Humana (LGMH) e no grupo LEGE de pesquisa como Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Genética, com projeto associado ao desenvolvimento de painel metagenômico de disbiose para a obesidade associada ou não, a hipertensão arterial sistêmica. Ademais, outros interesses, além da genética e epigenética, incluem a área da docência, visto a participação anterior no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto da Biologia, com atuação direta com alunos do ensino médio, escolas e salas de aula. O que mais me interessa na Genética? Epigenética e prevenção de doenças.

Lattes
Obesidade Microbioma Painel metagenômico Epigenética
Priscila Ianzen dos Santos

Biomédica – Técnica em Laboratório

Mestre em Medicina Interna UFPR. Possui graduação em Biomedicina. Possui experiência em Imunofluorescência para diagnóstico de doenças autoimunes e parasitárias; Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética. Tem vasta experiência em Análises Clinicas, com ênfase na coleta de materiais biológicos e análises de parâmetros bioquímicos. Atuando atualmente em Genética Molecular Humana, Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná. Atuando desde 2016 como colaboradora de nível superior em projetos de pesquisa nas áreas de Biologia Molecular Humana, Biologia Molecular Médica e Análises Clínicas. Responsável pela otimização de protocolos de biologia molecular e inovação em tecnologias aplicadas à biologia molecular para os projetos de pesquisa do Laboratório de Genética Molecular Humana e do Grupo de Pesquisa LEGE do CNPq. O que mais me interessa na Genética? Estudo das interações genéticas e do meio ambiente na predisposição às doenças.

Lattes
Sindrome Metabólica DNA Metodologias aplicadas à genômica
Stephanie R. S. Carvalhal

Pós-doutoranda em Genética

Sou biomédica (Faculdades Pequeno Príncipe) com mestrado e doutorado em Fisiologia (UFPR). Tenho experiência profissional em análises clínicas (bioquímica, hematologia e citologia) e atuação em plantão hospitalar durante 6 anos. Também possuo experiência em docência, lecionando diversas disciplinas desde 2017 para os cursos de biomedicina, enfermagem, fisioterapia e, atualmente, psicologia. O que mais me interessa na Genética? Suscetibilidade inter e transgeracional a fragilidades metabólicas.

Lattes ORCID
Diabetes Mellitus tipo 2 experimentação animal obesidade síndrome metabólica
Ludiana Cardoso

Extensionista

Bacharela em biomedicina e mestra em biologia celular e molecular pela UFPR, com experiência em cultivo celular. Musicista, com atuação no ensino musical (piano e técnica vocal). Especialista em musicoterapia (CENSUPEG). Atualmente, é bolsista extensionista e supervisiona as atividades de extensão do MedEpiGen 4P na infância. O que mais me interessa na Genética? A compreensão de doenças raras.

Lattes ORCID
extensão divulgação ciência arte
Camila Lima Alves

Apoio Técnico em Genética

Bacharel em Biomedicina, Pós-graduada e habilitada pelo CRBM em Genética Humana. Graduanda em Medicina Funcional Integrativa. O que mais me interessa na Genética? Medicina Preventiva e Aconselhamento Genético.

Lattes
Síndrome Metabólica Medicina 4P Infância Doenças autoimunes Medicina Preventiva
Ana Cláudia Thomaz

Nutricionista e pesquisadora em Genética

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011) e pós-graduada pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar com ênfase em Oncologia e Hematologia do HC/UFPR (2015). Possui Mestrado em Alimentação e Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2017). Docente na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) há 8 anos e há 3 anos é pesquisadora membro dos projetos Mennogen e MedEpiGen. Com experiência profissional e de pesquisa na área de nutrição clínica com ênfase em avaliação, diagnóstico e intervenção nutricional em doenças crônicas não transmissíveis e situações metabólicas agudas, nutrição nos ciclos de vida do adulto e idoso e biodisponibilidade de nutrientes. O que mais me interessa na Genética? Prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Lattes ORCID
Nutrição Clínica pesquisa Nutrigenética
Gabriela Canalli Kretzschmar

Doutora em Genética

Bióloga, mestre e doutora em genética pela UFPR, com especialização em bioinformática e dois pós-doutoramentos concluídos. Já realizei diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão dentro das áreas de Neurociências, Imunologia, Oncologia, Genética e Bioinformática. Minha linha de pesquisa compreende o estudo de mecanismos moleculares relacionados a (epi)genética humana através de diferentes abordagens e ferramentas, e sua relação com doenças complexas, tais como câncer, neurológicas, autoimunes e infecciosas. Dentre meus estudos, possuo como foco a análise da regulação epigenética e suas consequências na expressão gênica, analisando especialmente RNAs não codificantes e padrões de metilação do DNA. O que mais me interessa na Genética? Regulação da expressão gênica e estudo de doenças complexas.

Lattes LinkedIn
pesquisa menonitas depressão epigenética
Adriane Lenhard-Vidal

Docente UFMS-CPTL

Professora Adjunta de Patologia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas. Biomédica (UEL), especialista em Análises Clínicas (UEM) e Biologia Molecular/Bioinformática (UTFPR Dois Vizinhos), Mestre e Doutora em Patologia Experimental (UEL). Estágio Pós-doutoral no NAPI Genômica, projeto Genomas Paraná (PPGCF UNICENTRO). Linhas de pesquisa: síndrome metabólica, neoplasias, biologia molecular, técnicas para imunodiagnóstico e diagnóstico da Paracoccidioidomicose. O que mais me interessa na Genética? Predição da suscetibilidade a doenças.

Lattes ORCID LinkedIn
Síndrome metabólica dislipidemias UFMS
Laura Tedeschi

PVA em Genética

Estudante do curso de Ciências Biológicas na UFPR, atuando na área de Genética com foco em Genética Humana e Molecular. Participou como Bolsista de Iniciação à Docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-Pibid, Projeto: UFPR – Biologia de 2022 a 2024, vinculado à Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da Universidade Federal do Paraná. Participou do XVII Curso de Inverno de Genética em 2024 e como ouvinte do minicurso “Métodos Básicos de Pesquisa em Genética”. Possui experiência em citogenética humana, tendo atuado na área em 2024. O que mais me interessa na Genética? Prevenção de doenças e epigenética.

Lattes
Pesquisa Genética Humana Molecular UFPR
João Vitor Fontana Gilioli

Acadêmico de Medicina, PVA em genética

Acadêmico de medicina na UFPR campus Curitiba, com ingresso no primeiro semestre de 2021. Desde o início do curso com interesse pela área da genética, sendo no 3º período monitor da disciplina de Genética Médica e Evolução e escolhendo, no 5º período, essa área para o desenvolvimento do Trabalho de Curso de medicina acerca de marcadores genéticos da Síndrome Metabólica na população curitibana sob a orientação da Prof. Dra Angélica Boldt. O que mais me interessa na Genética? Ancestralidade e predição de doenças multifatoriais.

Lattes
Síndrome Metabólica Medicina Trabalho de Curso UFPR
João Paulo K. De Camargo

Doutorando em Genética Molecular Humana

Apaixonado por compartilhar conhecimento e sempre interessado em aprender mais, fui aluno bolsista de graduação em Ciências Biológicas pela PUC-PR na cidade de Toledo, de onde me mudei para a capital paranaense a fim de concretizar meu sonho de me tornar Pós-graduando em genética molecular humana. Assim, realizei mestrado e agora finalizo o Doutorado na área, sempre sob os cuidados e orientação da profª Drª Angelica Beate Winter Boldt. O que mais me interessa na Genética? Análises de comportamento animal e Genética dos transtornos do Humor.

Lattes
Transtornos do humor Análises de associação Síndrome metabólica
Giovana Schlichta Kojima

Iniciação Científica em Genética

Graduanda de Medicina na UFPR, sempre muito interessada em Genética, principalmente na Epigenética. Desde o primeiro período eu participo do grupo de pesquisa, e já estou realizando a minha segunda Iniciação Científica nele. O que mais me interessa na genética é como nossos hábitos de vida são capazes de afetar a nossa suscetibilidade a doenças, e também a suscetibilidade nas futuras gerações!

Lattes
menonitas síndrome metabólica epigenética nutrigenética
Ana Paula Murbach

Nutricionista e Biomédica

Sou nutricionista, biomédica e atualmente estudante de odontologia, com um interesse especial em genética aplicada à saúde. Minha trajetória acadêmica e profissional é guiada pelo desejo de integrar conhecimentos de nutrição, estética e genética para promover a saúde e o bem-estar. Participar de projetos de pesquisa em genética me permite explorar como esses fatores se conectam e impactam a saúde das pessoas de maneira inovadora e personalizada. O que mais me interessa na Genética? Entender como a genética influencia no peso corporal e também longevidade e estética do paciente.

Lattes
Emagrecimento síndrome metabólica estética Biomedicina
Júlia Basegio de Freitas

Voluntariado acadêmico em Genética

Discente do curso de Ciências Biológicas, tem grande interesse na área da educação e da pesquisa biomolecular. Movida pela curiosidade, sua trajetória acadêmica, apesar de curta, permeou alguns departamentos. Assim, atuou na experimentação animal com roedores, na produção de materiais didáticos e textos literários a respeito de Educação Ambiental, voltados para educadores e alunos do Ensino Fundamental, e recentemente entrou no Laboratório de Epigenética e Genética Epidemiológica. Neste, atua principalmente na extração e análise de ácidos nucleicos provindos da população menonita e não menonita do Paraná, para o estudo acerca dos genes envolvidos no desenvolvimento da asma brônquica. O que mais me interessa na Genética? A Genética me fascina por desvendar os mistérios que regem a vida. Através dela, podemos estudar o passado, estimar o futuro, e compreender também a importância do acaso no natural.

Lattes
menonitas asma doença gene
Mariana Olivieri

Trabalho de Curso em Genética

Meu nome é Mariana Santos Olivieri, tenho 22 anos e atualmente sou estudante de Medicina do 7º período da Universidade Federal do Paraná. Na minha trajetória acadêmica, questões relacionadas a transtornos afetivos e microbioma chamaram a minha atenção. Assim, meu maior interesse tem sido em compreender melhor as relações entre o nosso Sistema Nervoso e o resto do organismo, motivo pelo qual estou realizando meu Trabalho de Curso em Genética. O que mais me interessa na Genética? A possibilidade de descobrir relações fascinantes entre o funcionamento do nosso corpo e o Sistema Nervoso.

Lattes
pesquisa trabalho de curso UFPR microbioma
Carolina Morgato de Mello Miyasaki

Trabalho de Curso em Genética

Me chamo Carolina, sou nativa de São Paulo e atual residente de Curitiba, mas a maior parte de minha vida passei em Londrina. Concluí meu ensino básico no Colégio Universitário de Londrina, de onde passei direto para a Universidade Federal do Paraná, na qual atualmente curso o sétimo período de Medicina. Falo inglês fluentemente, com certificado de proficiência por Cambridge, compreendo francês em nível intermediário e falo nível iniciante. Ao longo do curso, já prestei duas monitorias – uma em Esplancnologia e outra em Técnica Operatória – e concluí uma iniciação científica em Cirurgia Pediátrica. Participo do estágio no Hospital Erasto Gaertner e da Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma no Cajuru. Participei, também, na organização da VII edição congresso Nilo Cairo. Meu trabalho de curso é em genética e, por meio dele, participo do grupo de pesquisa LEGE. O que mais me interessa na Genética? Com certeza a predição da suscetibilidade a doenças.

Lattes
obesidade microbiota depressão
Ana Mira

Me. em Genética

Bolsista de extensão do CNPq no projeto MedEpiGen 4P, que visa à prevenção de doenças complexas, com foco especial no auxílio a estudantes de graduação e pós-graduação em análises de bioinformática. Os projetos desenvolvidos investigam o impacto de variantes genéticas no desenvolvimento de condições multifatoriais. Possui graduação em Economia e Ciências Biológicas e é mestre em Genética (UFPR, 2023), com ênfase em genética epidemiológica e epigenética. No mestrado, desenvolveu uma pesquisa voltada para a análise de associação de polimorfismos, marcadores de metilação no DNA e expressão proteica do gene FKBP5 com a Síndrome Metabólica na população Menonita. O que mais me interessa na Genética? Predição da suscetibilidade a doenças e epigenética.

Lattes ORCID
menonitas síndrome metabólica FKBP5 epigenética
Rodrigo Vendramin

Iniciação Científica em Genética

Sou estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná e aluno de iniciação científica no Laboratório de Genética Molecular Humana (LGMH). Atualmente, estou pesquisando a análise de associação da expressão dos genes FKBP5, NR3C1, BDNF, OLFM4 e PLXNB2 com as fisiopatologias da depressão e síndrome metabólica em ratos Wistar, sob orientação da Prof Dra. Angelica Beate Winter Boldt e coorientação do João Paulo Kazmierczak de Camargo. O que mais me interessa na Genética? O estudo da intersecção entre a genética e a endocrinologia no desenvolvimento de doenças crônicas é bastante interessante, sob escopo da epigenética e epidemiologia.

Lattes ORCID
Pesquisa Síndrome metabólica Depressão Experimentação Animal
Thiago M. Inomori

TC em Genética

Graduando em Medicina pela UFPR. O que mais me interessa na Genética? Predição da suscetibilidade a doenças.

Lattes
Menonitas disfunção tireoidiana TC
Ana Paolla Protachevicz

Doutoranda em Ciências Farmacêuticas

Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e graduanda em Nutrição, com mestrado e bacharelado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Possui experiência docente no ensino fundamental, médio e superior. Seus principais interesses de pesquisa estão focados na bioprospecção de microrganismos e no estudo da microbiota intestinal, investigando suas interações com a saúde, a susceptibilidade a doenças e o uso de probióticos. O que mais me interessa na Genética? Epigenética, prevenção de doenças e predição da suscetibilidade a doenças.

Lattes LinkedIn
menonitas autismo ansiedade microbiota intestinal
Lannay Ferreira da Silva

Mestranda em Medicina Interna

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Paraná em 2017. Fez especialização em Atenção Hospitalar Cardiovascular no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná de 2017 a 2018. Se especializou em Nutrição Clinica e Fitoterapia em 2021. Atualmente atua no Complexo Hospital de Clinicas da UFPR como nutricionista clínica e faz mestrado no programa de Medicina Interna da UFPR. O que mais me interessa na Genética? Predição da suscetibilidade e prevenção de doenças.

Lattes
Qualidade da dieta Nutrição Síndrome metabólica Mestrado
Larissa Schneider

Graduanda em Medicina

Graduanda de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2019-2025), com foco acadêmico em genética, particularmente em síndrome metabólica, vias de morte celular e doenças dermatológicas autoimunes, temas abordados tanto em sua iniciação científica quanto no trabalho de conclusão de curso. Possui experiência prática em cirurgia plástica, com estágios no Hospital de Clínicas da UFPR e no Hospital de Trabalhador, além de atuação em cirurgia geral e do trauma no Hospital Universitário Cajuru, e em cirurgia oncológica no Hospital Erasto Gaertner. O que mais me interessa na Genética? Genética humana, epigenética e genética de populações.

Lattes
síndrome metabólica efeito fundador menonitas
Rogério da Luz

Doutorando em Medicina Interna e Ciências da Saúde

Nutricionista com 12 anos de experiência em gerenciamento de Unidade de Alimentação (UAN), realizando planejamento, implantação de projetos, inovação de técnicas de produção e treinamentos de colaboradores conforme exigências sanitárias. Prezo sempre pela organização, eficiência, desempenho e foco em resultados. Com habilidade de motivar e estruturar dinâmicas de relacionamento com colaboradores, ingressei no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna da Universidade Federal do Paraná, onde atuar pelo bem-estar e segurança dos envolvidos seja primordial, com foco na promoção do bem-estar e saúde preventiva. Realizar assistência nutricional nos múltiplos ambientes do setor da saúde, Docência e Pesquisa. Além claro de explorar o que a genética oferece na UFPR que se destaca pelo seu inenarrável desenvolvimento. Curso este oferecido pela Dra Angélica Boldt, exemplar na busca incessante pelo novo. O que me instiga a saber é o que a genética tem a ver com nossa alimentação? Nesse contexto, a alimentação possui um importante papel na regulação da expressão gênica. Ou seja: a forma como nos alimentamos pode influenciar no funcionamento de nossos genes. E entender essa relação é o principal objetivo da nutrigenômica.

Lattes
Glp-1 Nutrição Síndrome Metabólica epigenética e fígado
Melissa Vitória Flórido

Programa de Voluntariado Acadêmico em Genética

Acadêmica no terceiro semestre de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, na UFPR. Atualmente atua como PVA em atividades do laboratório de Genética Molecular Humana. O que mais me interessa na Genética? Farmacogenômica e Personalização do Tratamento; Variabilidade Genética Humana e Implicações Clínicas.

Lattes LinkedIn
Purificação de amostras Quantificação de amostras Diluição de amostras Auxílio de bancada
Renan Ratis

Doutorando em Farmácia

Sou uma pessoa autista com superdotação, apaixonado por ciência e desafios intelectuais. Atuo na interseção entre genética e neurociência, com foco nos genes relacionados ao Alzheimer e à formação da memória. Minha experiência abrange meta-análises, onde exploro dados complexos para compreender melhor esses processos. Embora tenha interesse pela prática científica, minha preferência é por questões teóricas, onde posso mergulhar profundamente nas intricadas relações entre o cérebro e o comportamento humano. Estou constantemente buscando novas maneiras de conectar esses conhecimentos e contribuir para o avanço da neurociência. O que mais me interessa na Genética? Manipulação da remodelação da cromatina.

Lattes
memória epigenética cérebro evolução
Júlia Zaki Sommer

Acadêmica de Medicina

Atualmente sou acadêmica de medicina na UFPR, monitora da disciplina de Genética e Evolução e recentemente entrei no grupo como PVA (programa de voluntariado acadêmico) para aprender mais sobre a rotina no laboratório e as aplicações práticas da Genética. O que mais me interessa na Genética? Prevenção e tratamento de doenças metabólicas.

Lattes
PVA medicina UFPR
Andrey Dias

Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologista

Sou natalense graduando do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, na UFPR. Cursei ensino médio no IFRN, com diploma técnico na área de informática. Sou apaixonado pela ciência da biotecnologia e pela engenharia fermentativa, além da ciência de dados. Realizei graduação-sanduíche em Génie Biologique, na Université Clermont Auvergne, como bolsista CAPES pelo programa BRAFITEC. Pude ser estagiar na Université du Québec à Trois-Rivières como bolsista do programa GRI da Mitacs.

Lattes LinkedIn
extensão engenharia UFPR
Bianka Woloszyn Hammerer

Bolsista de Apoio Técnico (TPA); Integrante voluntária do Projeto de Pesquisa MedEpiGen 4P

Meu nome é Bianka Woloszyn Hammerer, sou Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná. Tenho experiência na aplicação da Nutrição Funcional nos pacientes. Tenho experiência como responsável técnica em Gestão de Sistemas de Alimentação. Atualmente trabalho como autônoma em Nutrição Clínica com enfoque em Doenças Crônicas não-transmissíveis. Através da minha carreira como Nutricionista tenho o intuito de contribuir para a sociedade por meio da promoção à saúde, prestando assistência nutricional e dietoterápica para indivíduos que buscam a prevenção e o tratamento de doenças crônicas. Busco aprimorar meus conhecimentos e me atualizar na área da Ciência da Nutrição a fim de ajudar inúmeras pessoas a viverem com mais qualidade de vida. Admiro a maneira como a Nutrição conversa com nossos genes e tenho interesse em descobrir mais informações sobre esse assunto, afim de enriquecer meus atendimentos. Mas estou aqui graças a minha amiga, Ludiana, que me incentivou a buscar novas oportunidades na vida.

Lattes
nutrição doenças crônicas pesquisa
Angelica Beate Winter Boldt

Professora e Pesquisadora em Genética

Professora do departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2013 e bolsista produtividade de pesquisa PQ2 desde 2018, credenciada nos programas de pós-graduação em Genética UFPR (2013), Medicina Interna UFPR (2023) e Ciências Farmacêuticas UNICENTRO (2022). Coordenadora de projetos genético-epidemiológicos que objetivam aplicar princípios da Medicina 4P (personalizada, preventiva, preditiva e participativa) para prevenção de doenças complexas, de etiologia multifatorial. Dentres estas, destacam-se a síndrome metabólica, doenças infecciosas negligenciadas (hanseníase, Chagas, malária), virais (Covid19, HCV, HBV, HIV), doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson), câncer (CBC, melanoma, mama), saúde mental (ansiedade e depressão) e autoimunidades (doença celíaca, artrite reumatoide, pênfigo). São eles: projeto Mennogen (com a população menonita latino-americana PRPPG-FUNPAR); projeto MedEpiGen do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), com amostras coletadas junto a UEPG, UEM, UNICENTRO, UNIOESTE e UENP; e projeto MicroBioGen com a UEPG, para análise dos perfis metagenômicos de microbiota intestinal (CNPq/ EBSERH). Também é coordenadora científica do projeto Genomas Paraná, este vinculado ao Núcleo de Arranjo, Pesquisa e Inovação (NAPI) Genômica da Fundação Araucária; e coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq em Epigenética e Genética Epidemiológica, com colaboradores nas universidades de Tübingen, Lübeck, Mainz e Oldenburg (Alemanha). Também é casada há mais de 25 anos e mãe de três filhos (maravilhosos!), licenciada em Ciências Biológicas (1994) e mestre em Genética (2000) pela UFPR, doutora em Genética Humana pela Universidade de Tübingen, Alemanha (2006), post-doc no Laboratório de Imunopatologia Molecular/ HC-UFPR de 2007 ao início de 2013. Por meio de análises (epi)genômicas e epidemiológicas nos projetos supracitados, pretende-se identificar novos alvos terapêuticos e variantes (epi)genéticas moduladoras da predisposição a doenças, de modo a orientar e trazer prevenção a famílias e comunidades afetadas.

Lattes ResearchGate ORCID LOOP
LGMH UFPR ciência
Universidade Federal do Paraná
MedEpiGen

LGMH (Laboratório de Genética Molecular Humana)
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 | Centro Politécnico, 81530-900, Curitiba, Paraná | Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Genética
Caixa Postal 19071
(41) 3361 1724
Universidade Federal do Paraná
MedEpiGen

LGMH (Laboratório de Genética Molecular Humana)
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 210 | Centro Politécnico, 81530-900, Curitiba, Paraná | Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Genética
Caixa Postal 19071
(41) 3361 1724

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais